9 de fevereiro de 2013


Sempre me perguntei como é que as pessoas são cruéis o suficiente para magoar animais. Sei que eles não são propriamente inocentes, e que já foram muitas vezes causadores de mortes violentas ou ferimentos graves, mas acho que o ser humano em si deveria entender que eles são apenas isso, animais, e que não iriam cometer nada disso se tivessem sido ensinados de maneira correcta e não serem deixados ao lado de crianças sozinhos talvez não agissem de tal maneira.

Na verdade, já ouvi muita gente dizer que ninguém nasce ensinado e concordo totalmente com isso. Eu, quando nasci, não me sabia comportar e, no entanto, fui ensinada. O mesmo acontece com os animais, não nascem ensinados e por isso tem de ter uma pessoa que siga de exemplo para eles, uma pessoa que possam confiar, uma pessoa amiga porque não é por coincidência que se diz que os animais são os nossos melhores amigos. Porque podem partilhar connosco os nossos melhores momentos mas também os piores, o que os torna ainda mais especiais, porque podem ouvir as nossas conversas e não contar a ninguém. Podem sentir que estamos tristes e confortar-nos. Podem sentir que estamos com frio e aconchegar-nos. Podem ouvir e ver os nossos segredos mais profundos e não andar a espalha-los. 

E é por isso que me custa tanto ver um animal ferido ou abandonado, seja na rua ou até mesmo na Internet. Acho que fico sempre com lágrimas nos olhos. Para mim, é igual a ver uma pessoa ferida. Porque, pelo menos para mim, eles são humanos, exactamente como nós. Mas muito melhores. 

10 comentários:

béu disse...

Fico mais emocionada quando vejo um animal ferido do que quando vejo uma pessoa... Sou capaz de chorar baba e ranho se morre um animal num filme, do que uma pessoa.
Eu concordo com o teu texto, nós nascemos sim, mas não nascemos logo ensinados. Além disso, nos vários casos de cães que matam determinadas pessoas, não devia ser o cão a ser castigado. Devia ser o dono; porque se o cão é assim, por alguma razão é.

Rita disse...

Penso exatamente como tu! É mesmo pessoas que não têm nada na cabeça que fazem isso. Enfim!

Anónimo disse...

Concordo plenamente contigo. Para mim uma das melhores coisas do mundo são os animais. E essa imagem derrete-me porque eu adoro gatos e esse gato ate mesmo com uns olhinhos fofinhos *_*

Sofia disse...

"Mete uma que demonstre tudo aquilo que tu és :)"

r: Como assim querida? :)

Sofia disse...

Ah! :)

Luana disse...

Concordo plenamente contigo, Emma. É tão cruel ver animais que, na maioria das vezes, são indefesos... :x

Anónimo disse...

Os animais têm instintos mas que podem ser facilmente controlados e por isso é que se chamam animais domésticos. Os donos devem ser culpabilizados pela falta de ensinamentos que lhes passam. Isso sim!

Anónimo disse...

Concordo com o que escreveste !

Anónimo disse...

concordo com TUDO o que disseste. principalmente a última parte :)

Anónimo disse...

Disseste tudo, o pior é que há donos que não sabem educar